O técnico do Mirassol, Moisés Egert, realizou durante a última semana na Granja Comary, em Teresópolis, o curso para da CBF para obtenção da Licença A. Em um evento com a presença de treinadores expoentes do futebol brasileiro, o debate sobre os campos de atuação e as atualizações no futebol foram constantes.

“É um momento muito importante para nós treinadores. Podemos trocar nossas experiências, adquirir mais conhecimento teórico e, principalmente, conhecer novas metodologias de trabalho”, afirmou.

“Acredito que é uma experiência muito positiva. Estava aberto para aprender e o saldo final foi bastante positivo. Tivemos contato com todas às áreas do futebol e é importante para nos aproximarmos ainda mais da realidade vivida em nossa modalidade”, explicou.

O curso tem o objetivo de qualificar os profissionais que atuam ou desejam atuar no futebol na condição de treinador, para uma prática competente e atualizada, alicerçada em bases de natureza ética e científica. Foram 270 horas de atividades, sendo 190 horas de disciplinas teórico-práticas de conteúdo específico, 50 horas de acompanhamento e observação de treinamentos e 30 horas de estudos especiais e tutoria.

Foram abordados diversos temas, como gestão de equipes, análise de desempenho, montagem de elenco, fisiologia do futebol, preparação física, treinamento de goleiros, legislação esportiva, medicina no esporte, treinos técnicos, psicologia do atleta, biomecânica, planejamento de equipes e muitos outros. Estiveram presentes 164 treinadores, de todos os níveis do futebol nacional.

Além disso, Moisés Egert teve a possibilidade de se encontrar com grandes nomes do futebol. Tite, Mano Menezes, Dunga, Odair Hellmann, Dorival Júnior, Guto Ferreira, Fernando Diniz e Cléber Xavier foram alguns dos treinadores presentes no evento: “É importante ter esse contato com os treinadores que vem trabalhando no mais alto nível do futebol. Essa troca de informação é valiosa e enriquecedora”,finalizou.