O Cruzeiro entrou na disputa pela contratação do lateral Gilberto, que pertence a Fiorentina e se destacou nessa última temporada pelo Fluminense. O jogador já foi especulado como reforço de Flamengo e Atlético-PR, agora a Raposa é mais um clube interessado no atleta de 25 anos, o vínculo de empréstimo dele com o Flu está se encerrando nesse final de ano.

O clube mineiro busca no mercado um lateral-direito para disputar posição com Edilson na temporada de 2019. O lateral se destacou na maior parte desse ano pelo Fluminense, teve boa sequência e foi especulado uma convocação para à Seleção Brasileira, após uma lesão de Fagner, mas Gilberto também se machucou em 14 de setembro e vem se recuperando.

Gilberto pertence à Fiorentina ,da Itália, e está emprestado ao Fluminense, o contrato está se encerrando nesse mês e a permanência é improvável. O Tricolor das Laranjeiras tenta a renovação do empréstimo, mas a situação financeira do clube está delicada e com isso a possibilidade está quase que descartada, facilitando para os interessados no jogador.

O Cruzeiro vê no lateral-direito um potencial de não só disputar posição com Edilson, como também de assumir a vaga de titular absoluto. O jogador foi revelado pelo Botafogo em 2012, teve uma breve passagem pelo Internacional em 2014 por empréstimo, retornou ao clube carioca no ano seguinte e foi negociado com a Fiorentina, da Itália, por lá não teve muitas oportunidades, sendo emprestado ao Hellas Verona e Latina.

Na temporada 2017 o lateral foi novamente emprestado mas dessa vez retornou ao Brasil para defender o Vasco, onde teve grande destaque. Nesse ano foi repassado ao Fluminense e se tornou um dos principais jogador na temporada antes de ser lesionar, desde então o lateral vem se recuperando de um edema ósseo e a expectativa é que ele comece 2018 já apto para voltar ao gramados, a permanência no futebol brasileiro é a preferência dele.